Imagem
"O Mundo Segundo a Monsanto" é um documentário de 2008 dirigido por Marie-Monique Robin e relata muitas controvérsias em torno do uso e promoção de sementes geneticamente modificadas, bifenilos policlorados (PCB), o Agente Laranja, etc. Casos nos Estados Unidos, Canadá, Índia, México, Paraguai, Reino Unido e França, são explorados, apontando ao longo do caminho as conspirações das corporações com os governos, as táticas de pressão, supressão e manipulação de dados científicos e extra-legais praticadas ajudando grandes empresas na tentativa de dominar a agricultura global.

São entrevistados cientistas, representantes da Administração de Alimentação e MedicamentosAgência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, representantes da sociedade civil, vítimas de atividades da empresa, advogados e políticos.

Robin (produtor do documentário) viaja para a Índia, México, Argentina, e Paraguai para perceber como os organismos geneticamente modificados da Monsanto têm afetado os agricultores locais que usam o seu produto.

O México, depois de banir os OGMs, tentou limitar a contaminação e cruzamento de milho OGM, para comer,  financiado pelos Estados Unidos e importado através do Acordo Norte-Americano de Comércio Livre (NAFTA).

Agricultores argentinos estão a desistir da agricultura e estão-se a mudar para centro urbanos pois não conseguem competir com as agriculturas transgénicas e têm experienciado efeitos negativos provenientes dos herbicidas e pesticidas.

O Paraguai foi forçado a aceitar culturas de OGM pois já eram importados para o seu país e eram cultivados em massa anonimamente, então a proibição à sua exportação iria causar sérios problemas à economia do país.

Como era de esperar, a Monsanto recusou participar neste documentário.
 


Comments




Leave a Reply

    Temas

    Todos
    Água
    Alimentação
    Ambiente
    Aquecimento Global
    Consumo De Carne
    Corporações
    Geo Engenharia
    Monsanto
    Transgénicos



    Tenha acesso ao nosso feed de notícias no facebook clickando gosto



    Parceiros