Imagem
"Plantando a Mudança" acompanha a jornada do autor para entender o porquê de os sistemas alimentares atuais deixarem centenas de milhões de pessoas morrer à fome. Se já se produz comida suficiente para alimentar o mundo porquê que tantas pessoas passam fome? Esta é uma viagem para entendermos como o mundo se vai adaptar no futuro face às crises ambientais, sociais e económicas que se vivem.

Depois de ouvir sobre os esforços da Venezuela para desenvolver um sustentável sistema de alimentação e agricultura, o cineasta viaja até lá com o objetivo de descobrir o que podemos  aprender com esta posição ambientalista e sustentável tomada pelo país. 

O documentário começa com uma investigação sobre a crise alimentar global de 2008, analisando as causas a longo prazo subjacentes, conduzindo-nos através de um novo sistema alimentar. 

Agricultores estão a ganhar acesso à terra pela primeira vez e trabalham em cooperativas para quebrar a dependência do país nas importações.

Os produtores de cacau estão sendo protegidos contra serem pagos abaixo do preço mínimo e agora estão envolvidos no processamento local de chocolate ao invés de apenas exportar grãos crus.

Os pescadores beneficiam de novas regulamentações que proíbem redes industriais de arrasto.

Na metrópole caótica de Caracas encontramos jardins urbanos prosperando e completando as dietas com produtos orgânicos frescos. 

Tudo isto faz parte de um processo em todo o país para a "soberania alimentar", impulsionado pelas comunidades e pelo governo. No centro do processo são princípios de justiça social e sustentabilidade. Esta é uma história inspiradora que nos mostra como a mudança é possível!



Leave a Reply.

    Temas

    Todos
    Água
    Alimentação
    Ambiente
    Aquecimento Global
    Consumo De Carne
    Corporações
    Geo Engenharia
    Monsanto
    Transgénicos



    Tenha acesso ao nosso feed de notícias no facebook clickando gosto



    Parceiros