Biblioteca -  O Despertar da Consciência
 
 Imagem
Henry David Thoreau foi um poeta, naturalista, ativista anti-impostos, crítico da ideia de desenvolvimento, pesquisador, historiador, filósofo, e transcendentalista. É conhecido pelo seu livro Walden, uma reflexão sobre a vida simples cercada pela natureza, e por seu ensaio Desobediência Civil uma defesa da desobediência civil individual como forma de oposição legítima frente a um estado injusto.

A ideia predominante abrangida por este ensaio é de auto-aprovação e de como alguém pode estar em boas condições morais enquanto "escraviza ou faz sofrer um outro homem"; então não precisamos lutar fisicamente contra o governo, mas sim não apoiá-lo nem deixar que ele o apoie estando você contra ele.

Este ensaio exerceu uma grande influência sobre muitos praticantes da desobediência civil. No ensaio, Thoreau explicitou suas razões porque se recusara a pagar seus impostos, como um ato de protesto contra a escravidão e contra a Guerra Mexicana.

O alvo principal de suas análises era a formação da nação americana: através do sistema de escravidão e guerras, o país ia, aos poucos, aprofundando as bases políticas e sociais que, para Thoreau, eram contrárias à liberdade individual.

Opondo-se ao senso comum, que considera a obediência a leis e a normas sociais como valores da moral, ele defendia que o dever para com a própria consciência está acima do dever de um cidadão para com o Estado.

A filosofia de Thoreau em Desobediência Civil influenciou o pensamento político personalidades notáveis que vieram depois dele, filósofos e ativistas como Mahatma Gandhi, e Martin Luther King, Jr.
desobediencia_civil_thoreau.pdf
File Size: 53 kb
File Type: pdf
Download File




Leave a Reply.

    Autores

    Todos
    Aldous Huxley
    Carlos Castaneda
    Daniel Quinn
    Daniel Stulin
    Erich Von Daniken
    George Orwell
    Henry D. Thoreau
    H. G. Wells
    Jan Van Helsing
    J. Krishnamurti
    Michael Talbot
    Robert Temple
    Zecharia Sitchin



    Tenha acesso ao nosso feed de notícias no facebook clickando gosto



    Parceiros