Biblioteca -  O Despertar da Consciência
 
"Carlos Castaneda, sob a orientação de Dom Juan, nos conduz por aquele momento no crepúsculo, por aquela fresta no universo que há entre o claro e o escuro, para um mundo que não é apenas diferente do nosso, mas também de uma ordem de realidade inteiramente diferente.

A fim de alcança-lo ele teve o auxilio de mescalito, yerba del diablo e humito - peiote, datara e cogumelos. Mas esta não é uma simples narrativa de experiências alucinógenas, pois as sutis manipulações de Dom Juan conduzem o viajante enquanto suas interpretações dão significado aos fatos que nós, através do aprendiz de feiticeiro, temos a oportunidade de experimentar.
Não é só que os povos tenham costumes diferentes: não é só que os povos acreditem em deuses diferentes e esperem diferentes destinos após a morte. É, antes, que os mundos de povos diferentes têm formas diferentes.

Dom Juan nos mostrou uns vislumbres do mundo de um feiticeiro yaqui, e como o vemos sob a influência de substâncias alucinogénas, nós os captamos com uma realidade totalmente diversa daquelas outras fontes. Nisso reside a principal virtude desta obra.
(...)
A importância primordial de entrar em mundos outros que não os nossos - e, pois, da própria antropologia - reside no fato de que essa experiência nos leva a compreender que o nosso próprio mundo é também um complexo cultural. Experimentando outros mundos, vemos o nosso como ele é e assim podemos também ver de relance como deve de fato ser o mundo verdadeiro, aquele entre o nosso próprio complexo cultural e aqueles outros mundos.

As entrevistas de Carlos Castaneda com Dom Juan tiveram início quando ele era estudante de antropologia na Universidade da Califórnia, em Los Angeles. Temos uma dívida para com ele por sua paciência, sua coragem e perspicácia ao procurar e enfrentar o desafio de seu duplo aprendizado e por nos relatar os detalhes de suas experiências. Nesta obra ele demonstra a habilidade essencial da boa etnografia - a capacidade de ingressar num mundo estranho. Acredito que ele encontrou um caminho com o coração."
carlos_castaneda_-_a_erva_do_diabo.pdf
File Size: 901 kb
File Type: pdf
Download File




Leave a Reply.

    Autores

    Todos
    Aldous Huxley
    Carlos Castaneda
    Daniel Quinn
    Daniel Stulin
    Erich Von Daniken
    George Orwell
    Henry D. Thoreau
    H. G. Wells
    Jan Van Helsing
    J. Krishnamurti
    Michael Talbot
    Robert Temple
    Zecharia Sitchin



    Tenha acesso ao nosso feed de notícias no facebook clickando gosto



    Parceiros