Imagem
Este grande documentário mostra como a civilização moderna está a acabar com a pouca água doce que temos disponível para consumir. A má administração governamental deste recurso que é a fonte de vida, o desperdício praticado por certas pessoas, e a exploração indiscriminada como fonte de lucros irá arruinar a humanidade, segundo o documentário. Aconselho seriamente este documentário, o dinheiro não é mais importante do que a água.

As áreas mais ricas em água no mundo são o Brasil, o Canadá e a Rússia, por isso as grandes super potências estão a começar a posicionar-se estrategicamente para assegurar as futuras fontes de água.
Este documentário mostra exemplos de como a água vem sendo mundialmente mal gerida, esgotada e poluída.

Não nos devemos preocupar com este recurso natural tão importante para nós?

Apesar de ser chamado de “planeta Terra”, ele é maioritariamente composto por água. 70% da sua superfície é composta por água, salgada ou doce. De toda essa água 97% está nos Oceanos e Mares e menos de 3% é água doce. Dessa água doce cerca de 2% encontra-se nos glaciares, no estado sólido, o que significa que não pode, para já, ser utilizada para consumo, a restante água encontra-se no subsolo, nos rios e outros cursos de água.

Muitos lugares no planeta sofrem com a falta de água potável e muitos outros ainda irão sofrer. E quem será que lucra com isso? Essas grandes corporações que obrigam países em desenvolvimento a privatizarem o seu fornecimento de água potável, os investidores que apostam em esquemas de dessalinização (retirada de sais e outros minerais da água ou do solo) e exportação de grandes quantidades de água e claro os governos corruptos.

O Brasil possui um dos maiores aquíferos do mundo - o Aquífero Guarani  estendendo-se pelo Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. Por isso será das maiores fontes de água doce e é talvez por isso que os EUA instalaram uma base militar dentro da fronteira do Paraguai, visto que estão a ficar sem água. 


Curiosamente o presidente George W. Bush comprou terras no Paraguai e desconfia-se que queira também ter acesso ao Aquífero,  para além disso descobriu-se que Bush sénior já possuía lá 173 mil hectares. Diríamos que a família Bush está a mudar do Ouro Negro para o Ouro Azul.

Curiosidades: 
  • Há países que não têm acesso fácil à água como nós temos quando abrimos uma torneira. 
  • Na África todos são escravos da famosa companhia Coca-Cola. 
  • No Quénia uma garrafa de Coca-Cola é mais barata que uma garrafa de água
  • No Qana a população apenas tem acesso à água uma vez por semana mas não sabem quando nem a que horas, portanto são obrigadas a abrir as torneiras com a esperança que corra algo. Quando abrem apenas sai ar, e quando sai o ar pelas torneiras os contadores contabilizam e são cobrados da mesma forma.

 


Comments




Leave a Reply

    Temas

    Todos
    Água
    Alimentação
    Ambiente
    Aquecimento Global
    Consumo De Carne
    Corporações
    Geo Engenharia
    Monsanto
    Transgénicos



    Tenha acesso ao nosso feed de notícias no facebook clickando gosto



    Parceiros